• antropoLÓGICAS

A Educação e a Pandemia

Por Bruno Roque Younes. Professor de História. Contato: brunoyounes47@gmail.com

Photo byKyle GlennonUnsplash


Sentado em frente ao meu computador, em meu quarto, observando as notícias sobre a pandemia que se alastra pelo mundo como se fosse o fim de uma era histórica, ou pior, da humanidade.

Cada dia que se passa, eu, um professor de História, mergulho em estudos de casos de pandemias do passado para tentar entender de que forma posso ajudar o mundo a mudar esta situação. No entanto, me deparo com um questionamento, será que realmente este mundo, tão amado por todos nós, tem futuro ainda?

Há explicações lógicas para o que está acontecendo, cientistas estão dentro de seus laboratórios deixando de se alimentarem para achar a cura para uma doença que nós mesmos criamos.

Ao mesmo tempo em que o mundo acredita que a ciência dará a resposta para o que está acontecendo e achará a cura, ela é crucificada por governos que manipulam e tendem a dizer que tudo está normal. Eles têm a política do negacionismo, onde, mostram que tudo está bem e que nada poderá mudar o curso da história.

Como formador de opinião, me preocupo em sempre estar atento ao que acontece ao meu redor, pois, grande parte do meu público de ensino ainda não tem o filtro para saber o que está correto, errado ou, pior, o que está sendo manipulado.

Não é de hoje que a educação está sofrendo ataques, pois é a única ferramenta que pode mudar a concepção de mundo. Preocupa-me que tipo de futuro meus alunos terão. Às vezes, paro e reflito, que papel estou desempenhando na vida deles. Pois é, foi preciso uma pandemia para eu parar e analisar quem sou eu para os meus alunos e, principalmente, o que eu quero deixar em suas mentes.

Ainda sobre educação e pandemia, sabe-se que, o mundo foi acometido pela COVID-19, escolas, estabelecimentos de socialização, academias, boates, bares, igrejas, tudo foi fechado, e estamos em isolamento social. No entanto, nós, professores, alunos e famílias, não devemos parar, pois, sabemos que este cenário que nos assolou vai passar. Mas a pergunta que não quer calar: o que será do mundo pós-isolamento social? Seremos capazes de nos socializar ou teremos nos acostumados a este tipo de vida no qual que simplesmente não teremos mais o desejo de tornarmos sociáveis?

Repito, sentado em frente ao meu computador, em meu quarto, observando as notícias sobre a pandemia que se alastra pelo mundo como se fosse o fim de uma era histórica, ou pior, da humanidade, mas me pergunto, após esta reflexão, o mundo sobreviverá, mas, e nós, temos alguma chance de sequer ser sociáveis ou simplesmente nos tornaremos virtuais?



© 2023 por Design para Vida.

Criado orgulhosamente com Wix.com

CONTRA A PORTARIA 34 E AS MUDANÇAS NA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DA CAPES